Financiado através dos seguintes projetos:

PEst-OE/MAT/UI0297/2011
PEst-OE/MAT/UI0297/2014
UID/MAT/00297/2013

MatNova 2017 - Escola de Verão de Matemática

MatNova2017

Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, com o apoio do Centro de Matemática e Aplicações, acolherá a 8ª edição da Escola de Verão de Matemática, a MatNova2017, de 5 a 9 de Setembro de 2017.

Esta será destinada a alunos de excelência do Ensino Secundário, preferencialmente com o 10º ou o 11º ano de escolaridade concluído. Em alguns casos, poderão ser aceites pedidos de inscrição de alunos de outros anos de escolaridade.

MatNova2017 é direccionada maioritariamente a alunos dos distritos de Lisboa e Setúbal, mas serão aceites alunos provenientes de outras regiões.

Mais informações poderão ser consultadas aqui

São objectivos desta escola:

• Introduzir novas áreas do conhecimento Matemático;
  • Aprofundar o nível de conhecimentos de Matemática adquiridos no Ensino Secundário;
  • Trabalhar alguns tópicos avançados, mas ainda ao alcance de um bom aluno.
  • Pretende-se ainda que os participantes tomem conhecimento da diversidade de saídas profissionais que uma licenciatura em Matemática lhes pode oferecer.

MatNova2017 seguirá um formato similar ao dos anos anteriores. Assim:

• No início do período da manhã, os alunos assistirão a seminários leccionados por docentes do Departamento de Matemática da FCT NOVA.
  • No final do período da manhã, e durante a maior parte da tarde, os alunos serão separados em vários grupos. Cada um dos grupos será afiliado a um curso/projecto, executado pelos alunos, com o apoio de dois docentes do Departamento, bem como de um monitor, aluno da Licenciatura em Matemática da FCT NOVA.
  • No final do período da tarde, haverá actividades organizadas de convívio (MatConvívio).
  • A sessão de Sábado (destinada a participantes na Escola de Verão, Encarregados de Educação e Professores) será dividida em duas partes:
    • Na primeira parte (Profissão: Matemático!), antigos alunos de Matemática irão expor o impacto que uma Licenciatura em Matemática teve nas suas vidas profissionais.
    • Na segunda parte, os alunos da Escola de Verão farão uma apresentação sobre os projectos em que participaram.
    • Entre as duas partes haverá um pequeno lanche-convívio.