Operations Research Seminar - 7/10/2015

Wednesday, 7 October 2015, 3:10 p.m.

Lecturer: Ana Luísa Custódio, DM & CMA, FCT-UNL

Title: "Optimização Global Multiobjectivo Sem Recurso a Derivadas: Incorporando estratégias multistart em algoritmos de procura directa direccional"

Local: Sala de Seminários, Edifício VII

Faculdade de Ciências e Tecnologia, Quinta da Torre, Caparica

Abstract: Em problemas de engenharia é frequente a ausência de derivadas ou, mesmo quando existem, a impossibilidade da sua utilização directa ou de aproximações ao seu valor. No domínio da optimização multiobjectivo, sem recurso a derivadas, o código DMS (Direct MultiSearch), baseado em procura directa direccional, tem uma base teórica bem estabelecida, evidenciando um muito bom desempenho computacional.

Recentemente, no contexto de optimização uniobjectivo sem recurso a derivadas, foi proposto o algoritmo GLODS, que pretende não apenas a identificação do mínimo global da função objectivo, mas também dos restantes mínimos locais. O método proposto utiliza uma estratégia multistart inteligente, alternando entre um passo de procura, onde diferentes procuras directas direccionais são lançadas em regiões de interesse, e um passo de sondagem, onde é explorada cada uma dessas regiões de interesse. Contudo, quando as procuras directas direccionais começam a estar próximas entre si, ocorre a sua fusão.

Recorrendo ao conceito de dominância de Pareto, esta estratégia é generalizada à procura directa direccional multiobjectivo, equipando o algoritmo DMS com um mecanismo de optimização global, semelhante ao presente no código GLODS.

Neste seminário será apresentada a  nova estrutura algorítmica considerada, os principais resultados teóricos associados ao novo método e experiência numérica que ilustre as características diferenciadoras deste novo algoritmo.

Em colaboração com: J. F. A. Madeira, Universidade de Lisboa