Proceeding of reimbursement of fee

(documento atualizado a 08-04-2019)

 

Resumo

Ponto 1 - Antes da participação no evento pretendido, é necessário o seguinte procedimento:

  • a) envio, através de correio eletrónico, para o Coordenador do respetivo Grupo de Investigação, com o conhecimento do cma.secretariado@fct.unl.pt, do pedido de financiamento (template disponível na página do CMA através do seguinte link: https://www.cma.fct.unl.pt/funding-request-template - ponto 1). O respetivo parecer será dado diretamente pelo Coordenador do respetivo Grupo de Investigação ao interessado, também com o conhecimento do cma.secretariado@fct.unl.pt, em resposta à mensagem eletrónica que foi enviada pelo interessado ao Coordenador do respetivo Grupo. 

 

Ponto 2 - Após o parecer favorável do Coordenador do Grupo de Investigação

  • a) preenchimento do formulário "autorização de deslocação" (disponível na secretaria do Departamento de Matemática e na página da FCT NOVA) - apenas no caso do interessado ter vínculo contratual com a FCT NOVA ou com a NOVA.ID.FCT. 
 

Ponto 3 - Após o parecer favorável do Coordenador do Grupo de Investigação, envio para cma.secretariado@fct.unl.pt da seguinte informação que é necessária para ser solicitada à NOVA.id.FCT a autorização prévia para o respetivo reembolso (a NOVA.ID.FCT vai proceder à emissão de uma referência (n.º da PAD) que tem que constar obrigatoriamente na fatura ou no recibo): 

a) NIF do interessado;

b) IBAN do interessado. É necessário o envio de um documento com a indicação do respetivo IBAN caso tenha existido alteração do IBAN usual;

c) documento com o valor da inscrição (página web do evento ou o registo do interessado no respetivo evento). No caso do envio apenas da página web do evento com a indicação do valor da inscrição é também necessário uma mensagem eletrónica da organização com a aceitação do trabalho/convite.
Salienta-se que não se pretende a fatura. O interessado apenas pode solicitar a emissão da fatura após a autorização da NOVA.id.FCT. 

 

Ponto 4 - Após a autorização da NOVA.ID.FCT o interessado pode então proceder ao pagamento da inscrição e enviar para cma.secretariado@fct.unl.pt a seguinte documentação que é necessária para o processo de reembolso (o respetivo envio pode ser efetuado antes ou depois da participação do evento): 

a) ficheiro 1 - "requisição" disponível acima. É necessário o preenchimento das células que se encontram assinaladas a cor de laranja;

b) fatura com a indicação dos seguintes dados:

  • em nome da NOVA.ID.FCT
  • contribuinte: 513010661
  • n.º da PAD
 

c) e comprovativo do movimento bancário

d) Se além da participação no evento também se pretender a realização de colaboração científica é necessário o envio de uma carta convite da instituição hospedeira mencionando as datas da estadia, o trabalho que será desenvolvido e os investigadores que serão contactados 

Observação:

e) Caso o pagamento da inscrição seja efetuado em numerário o valor da despesa tem que ser inferior a 250€. Neste caso, é obrigatório entregar o original do recibo em nome da NOVA.ID.FCT com a indicação do NPC 513010661 e com a indicação da referência que foi atribuída pela NOVA.ID.FCT (n.º da PAD). 

 

Ponto 5 - Após a participação no evento pretendido, é necessário o envio para cma.secretariado@fct.unl.pt da seguinte documentação:

a) relatório de missão (disponível na página do CMA através do seguinte link: https://www.cma.fct.unl.pt/mission-report);

b) cópia do certificado de participação;

c) cópia (pdf) da comunicação apresentada no evento (se aplicável). É obrigatório que a respetiva comunicação contenha o logótipo do CMA, da FCT/MCTES (versão atual - 2017)  e da NOVA.ID.FCT assim como a frase de agradecimento ao projeto UID/MAT/00297/2019. É suficiente o envio dos slides onde consta esta informação. Os logótipos podem ser visualizados na página do CMA através do seguinte link: https://www.cma.fct.unl.pt/logos

d) se além da participação no evento também tiver sido efetuada colaboração científica, onde tenha ocorrido a apresentação de uma comunicação, é necessário o envio de uma declaração da instituição hospedeira mencionando as datas da estadia, o trabalho desenvolvido e o título da comunicação apresentada e os investigadores contactados. 

Mais informação disponível no manual de procedimentos que se encontra na página do CMA em https://www.cma.fct.unl.pt/procedures-manual-requesting-funding-cma