Viagem

1 - Pedido de reembolso do pagamento da viagem feito pelo próprio:

VIAGEM AÉREA

a) Fatura original com a indicação dos seguintes dados:

em nome da NOVA.ID.FCT
contribuinte: 513010661

b) Comprovativo do movimento bancário (talão do terminal ou multibanco, por exemplo).

c) Preencha a "requisição" disponível aqui. (É necessário o preenchimento das células que se encontram assinaladas a cor de laranja com os dados do próprio).

d) Envie a documentação para o secretariado do CMA e aguarde a comunicação de pagamento pelos serviços da NOVA.id.FCT.

NOTA 1: Apenas se aceitam reembolsos de viagens adquiridas diretamente a companhias de aviação.

NOTA 2: Caso o pagamento da viagem seja efetuado em numerário o valor da despesa tem que ser inferior a 250€. Neste caso, é obrigatório entregar o original do recibo em nome da NOVA.ID.FCT e com a indicação do NPC 513010661.

VIAGEM TERRESTRE (em território nacional)

Para o Transporte Terrestre será pago o equivalente a um bilhete em 2ª classe online CP (ou Rede Expresso); neste caso é suficiente o preenchimento do "documento" disponível aqui (é necessário o preenchimento das células que se encontram assinaladas a cor de laranja com os dados do próprio) e o passo d) listado anteriormente.

NOTA 1: Este reembolso é aplicável apenas aos Investigadores/Visitantes/Consultores que têm vínculo a uma instituição em Portugal.

2 - Pedido de pagamento da viagem efetuado diretamente pela NOVA.id.FCT:

VIAGEM AÉREA

a) Solicitar a uma Agência de Viagens (consultar aqui algumas possibilidades) um orçamento para a viagem pretendida, indicando que o pagamento será efetuado pela NOVA.id.FCT e que o mesmo será a 60 dias após a emissão da fatura. Os dados de faturação serão indicados pela NOVA.id.FCT à agência.

b) Preencha a "requisição" disponível aqui. É necessário o preenchimento das células que se encontram assinaladas a cor de laranja (é obrigatório indicar o nome da entidade que vai emitir a fatura, o respetivo NPC, o endereço eletrónico para a solicitação da fatura por parte da NOVA.ID.FCT, o IBAN e o SWIFT da instituição bancária (este código não é necessário para as instituições bancárias em Portugal), ...).

c) Envie a documentação para o secretariado do CMA e aguarde pelo envio da nota de encomenda pelos serviços da NOVA.id.FCT.

NOTA 1: A reserva do bilhete deve ser solicitada apenas pela NOVA.id.FCT a fim de se evitar custos de cancelamento.

NOTA 2: As datas da viagem devem corresponder ao período de colaboração científica ou da realização do evento científico, ou seja, a viagem tem que ser efetuado um dia antes do início da colaboração/evento e o regresso tem de ser efetuado até ao dia seguinte após o término da mesma.

NOTA 3: No caso de colaboração científica é necessário o envio de uma carta/email convite da instituição de acolhimento mencionando as datas da estadia e os investigadores que serão contactados.

NOTA 4: Após a viagem é necessário a entrega do talão de embarque em papel (o original ou uma impressão do talão de embarque eletrónico).

VIAGEM TERRESTRE (apenas viagens de comboio em 2.ª classe)

a) Preencha a e-requisição disponível aqui. É necessário o preenchimento da referida requisição com os dados do interessado/requerente e a respetiva assinatura.

b) Envie a e-requisição para o secretariado do CMA e aguarde o envio da guia de transporte pelo secretariado do CMA.

c) Após a receção da guia de transporte, o interessado tem que se deslocar à bilheteira para levantar o bilhete pretendido. O mesmo deve ser levantado assim que possível uma vez que a NOVA.id.FCT não procede à reserva do horário.

d) O bilhete tem que ser entregue no secretariado do CMA num prazo de 4 dias após o regresso.